Na manhã desta terça-feira (24/08) a atuação da frente fria está provocando instabilidades significativas sobre o Rio Grande do Sul.

Essas instabilidades são acompanhadas de muita atividade elétrica e chuvas volumosas, como podemos ver nesta imagem de satélite com o destaque na atividade de raios. 



E a previsão aponta para que as chuvas continuem intensas sobre o estado, com a possibilidade da ocorrência de granizo em alguns pontos e acumulados superiores aos 50mm, ainda nesta terça. Outro sistema que começa a atuar sobre o RS, é a massa de ar polar, ao sul do estado. No registro das 9h, no horário de Brasília, algumas estações ao sul gaúcho registraram temperaturas inferiores aos 10°C como em Pinheiro Machado e Herval. 

Para os próximos dias, esta frente fria continuará atuando com força sobre o sul do país. Alguns fatores contribuem para esta intensidade, como os ventos de altitude mais intensos, o forte suporte do ar quente e úmido da região amazônica trazido pelos Jatos de Baixos Níveis, e a grande diferença de temperatura entre o norte e sul do continente. Assim as projeções apontam para acumulados na ordem dos 150 mm nos próximos 5 dias, sendo a quarta-feira (25/08) o dia onde as chuvas serão mais intensas.


Apesar das pequenas diferenças entre as projeções, ambas apontam para a manutenção das chuvas sobre o centro sul do país. A tendência aponta que os acumulados mais significativos ficarão sobre o RS com marcas na ordem dos 150 mm. As chuvas chegam ao estado de SP, ficando concentradas na metade sul do estado e provocando acumulados superiores aos 50 mm, bem como na metade sul do MS. O leste de SC, terá chuvas, mas de forma irregular, resultando em baixos acumulados no período. 

Outro destaque que podemos mencionar sobre as chuvas, é a melhor distribuição sobre a região norte, no entanto ainda com baixos volumes. 

Podemos mencionar também que a atuação da massa de ar polar poderá provocar episódios de geadas ao sul do RS e nos pontos mais altos de SC entre a sexta (27) e sábado (28), mas a massa de ar polar ficará restrita à região centro sul do país e terá curta duração. 

*material exclusivo e elaborado pela equipe AGROTEMPO.

Curta e compartilhe