Veja a previsão climática para o mês de dezembro

Praticamente todas as projeções indicam chuvas abaixo da média para o mês de Dezembro na região sul do país (manchas avermelhadas), sendo que a este padrão pode ocorrer até mesmo o sul de MG e MS. Em contrapartida as projeções mostram que as chuvas continuarão com um padrão acima da média em grande parte do centro-norte do país (tons de verde). Contudo, há alguns pontos no oeste da região norte e nordeste do Brasil em que as soluções matemáticas divergem, podendo indicar a má distribuição das chuvas no período. 

Sobre a falta de chuvas na região sul, de acordo com o último boletim do monitoramento das condições das lavouras realizado pelo Conab, no RS, a escassez de chuvas tem limitado o avanço da semeadura da soja, que está em 68% da área prevista. Há registros de interrupção nos trabalhos de semeadura e até replantio devido à baixa umidade e dificuldade no controle de plantas daninhas. Além disso, a falta de chuva também está sendo um fator limitante para o milho, especialmente nas lavouras que se encontram na fase reprodutiva da cultura.

Em relação à La-Niña, existe uma concordância entre os centros internacionais e nacionais que monitoram o fenômeno, indicando a manutenção do evento durante este período de verão, apresentando também uma forte correlação entre a componente oceânica e atmosférica, e isto podemos notar no padrão das projeções abaixo. 

Em relação às temperaturas, podemos esperar que nas áreas onde as chuvas serão mais frequentes a tendência é de que fiquem abaixo da média para Dezembro (tons de azul), mas não há uma forte correlação entre as projeções. Por outro lado, na região sul, com a previsão de chuvas abaixo da média, espera-se que as temperaturas fiquem acima da climatologia (tons de amarelo), devido à maior incidência solar.

Fonte

Agro Link

Por Aline Merladete

Curta e compartilhe