Os recursos do Ministério do Turismo serão destinados a 16 estados e o Distrito Federal

Governo Federal promoverá o turismo interno e de proximidade

A tendência mundial da retomada do turismo é de viagens internas e de curta distância. – Foto: Roberto Castro/Mtur

OMinistério do Turismo vai investir R$ 8,3 milhões para apoiar a promoção de destinos turísticos brasileiros na retomada do setor. Os recursos, resultado da assinatura de um convênio com 16 estados e o Distrito Federal, financiarão a construção de campanhas promocionais, tanto de rotas turísticas quanto de produtos regionais.

O objetivo é incentivar o turismo interno e de proximidade. Seguindo tendências mundiais, viagens de curta distância serão um dos principais impulsionadores da retomada do turismo. Cada unidade federativa pôde pleitear um apoio de até R$ 500 mil.

“Queremos que o setor de turismo, tão impactado pela pandemia, possa se recuperar e promover o seu turismo interno, seguindo todas as regras de biossegurança que garantam a proteção de turistas e trabalhadores do setor. O objetivo é promover o turismo interno, ou seja, Pernambuco para os próprios pernambucanos, Minas Gerais para os mineiros, mostrar a Paraíba para todos os paraibanos e assim por diante”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Para receber os recursos, as secretarias estaduais de Turismo cadastraram, no ano passado,  propostas de promoção dos seus destinos internos. Ao todo, o Ministério do Turismo recebeu 26 propostas, sendo que Alagoas manifestou não ter interesse naquele momento.

A liberação dos recursos ocorrerá após apresentação de documentação ao Ministério do Turismo pelos gestores locais relacionadas a publicação dos editais para produção das campanhas promocionais, obedecendo os critérios estabelecidos na Portaria Interministerial nº 424, de 30 de dezembro de 2016.

Campanha de retomada

Com o slogan “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”, a campanha Retomada do Turismo foi lançada em novembro e segure até o dia 30 de janeiro. Trata-se de uma aliança nacional para acelerar a retomada do setor de forma responsável e segura, que reúne 32 instituições do poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S, coordenada pelo Ministério do Turismo.

Turismo Responsável

Lançado neste mês de julho, o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” já foi emitido por mais de 25 mil estabelecimentos turísticos do País. Para se qualificar, é necessário aderir a protocolos sanitários contra a Covid-19 para proteção de turistas e trabalhadores do setor. Consulte aqui mais informações sobre o selo e como obtê-lo.

Fonte

Ministério do Turismo

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