No mês de fev/22, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) registrou alta de 2,5% na passagem do mês, depois de variar -0,5% no mês anterior. Com isso, o índice registrou 87,0 pontos na série que considera o ajuste sazonal. Já na série que desconsidera o ajuste, o índice registrou 89,5 pontos e apresentou uma variação de -3,8% em relação a fev/21.

O avanço do ICOM na margem refletiu o avanço das expectativas dos empresários do Comércio, que superaram a queda na avaliação da situação atual. Enquanto o índice de situação atual (ISA-COM) teve queda na margem de 3,0%, registrando 78,1 pontos na série que considera o ajuste, o índice de Expectativas (IE-COM) avançou 7,1% na margem, atingindo o nível de 96,4 pontos. Na comparação com fev/21, o ISA-COM caiu 7,4% e o IE-COM teve variação de 0,3%.

Depois de três meses de queda, o ICOM voltou a avançar. No entanto, o avanço veio pela retomada das expectativas (que praticamente voltam ao patamar de um ano atrás), uma vez que a avaliação da situação atual segue em queda, indicando um movimento menor do que esperado no setor. A queda de fevereiro foi a sétima consecutiva do índice de situação atual, estando atualmente 28,2% abaixo do patamar de julho do ano passado, apontando para a dificuldade de retomada das vendas do setor diante do cenário desafiador em que inflação alta e juros em elevação atingem em cheio as vendas do setor. Assim, cabe cautela ao se avaliar o resultado do mês, sobretudo quando se considera as dificuldades persistentes do cenário macroeconômico.

Fonte

Fecomércio RS

Curta e compartilhe