Na tarde do dia 28 de abril de 2022, durante a FENASOJA 2022, o Instituto BioPlanet apresentou os Resultados do Selo que integra o Programa #Issonãoélixo – Fornteira Noroeste.

Estiveram presentes representantes da Comissão Organizadora da FENASOJA 2022, entre eles o vice-presidente da Feira Dário Jr. da Motta Germano, representantes das empresas e entidades locais, convidados especiais, imprensa e comunidade em geral.

Durante a apresentação, Márcia Werle – presidente do Instituto BioPlanet, falou sobre a importância do Programa  LIXO ZERO by BioPlanet | FENASOJA 2022 e sobre os impactos da destinação correta dos resíduos, durante os 11 dias de feira.

Já, a Diretora Financeira do Instituto, Cleide Rigon, apresentou os números e resultados do  Programa  implementado em agosto de 2021 no município de Santa Rosa/RS.

Os resultados apresentados são referentes a coleta resíduos recicláveis nas estações bioplanetárias instaladas nas principais praças do município de Santa Rosa somados com  os resíduos de dezesseis empresas que já aderiram ao Selo.

Atualmente, já aderiram ao programa, o Sindilojas Fronteira Noroeste, a Quasat Solar, a Digital Help Brasil, a Casa das Embalagens, a Leves Colchões, o Jornal Gazeta Regional, a Taura Gráfica e Serigrafia, a Evolute Cursos, a Gago Bikes, a Tabacaria Santa Rosa, o Mercado Pires e a Alquimia do Doce.

As empresas que aderem ao programa primeiramente preenchem um diagnóstico socioambiental que determina os tipos de resíduos e a periodicidade para a retirada. A partir disso é assinado o Termo de Adesão ao Selo. Assim, semanalmente são responsáveis por separar os resíduos produzidos em seu estabelecimento para que o Instituto BioPlanet, através de parceiros, voluntários e prestadores de serviços, possa recolher esses materiais e dar a correta destinação.

Trata-se de um Programa de Proteção Ambiental e de Responsabilidade Social e por isso mesmo merece o engajamento tanto das entidades quanto da classe empresarial“, destacou um dos empresários que aderiu ao programa.

Dário Jr. da Motta Germano, vice-presidente da FENASOJA 2022, destacou ainda a importância do Instituto BioPlanet no rastreamento do resíduo e na destinação correta, no compartilhamento dos resultados e do impacto gerado.

Os interessados nos resultados socioambientais da Feira, podem acompanhar diariamente as redes sociais do Instituto BioPlanet, bem como nas da FENASOJA. Poderão também obter essas e outras informações sobre essa e outras ações de ordem ambiental diretamente na Aldeia Bioplanetária, no Parque de Exposições.

RELATÓRIO 2º DIA


RELATÓRIO 1º DIA


Curta e compartilhe